terça-feira, 20 de julho de 2010

Mutuca e o inferno.


Olá, caro leitor.
Bem, vou falar hoje sobre um inseto muito desgraçado o qual tive o desprazer de conhecer. Seu nome é mutuca e, se você pensava que um simples pernilongo era a praga mais maldita do inferno, você se enganou.
Como pesquisado:
O termo mutuca é a designação comum a todos os insetos dípteros da família Tabanidae, de corpo robusto e de tamanho médio a grande, sendo apenas as fêmeas hematófagas. São incômodas ao gado e ao homem, devido às suas picadas dolorosas. Também são conhecidos pelos nomes de butuca, moscardo, motuca e tavão.
Atente a: picadas dolorosas.
meu caro.. PICADAS DOLOROSAS SEGUIDAS DE HORAS COÇANDO, COÇANDO E COÇANDO.
é, coça.
Além disso tudo, ele morde bem mordido (com aqueles dois ganchos na cabeça, tá vendo? D: ), então sangra. Mas, como a natureza é perfeita, ele, quando termina a picada, libera um anticoagulante, ou seja.. fica uma bolha de sangue onde ele pica, para o sangue não escorrer.
Se você, por algum motivo, ir a beira de rios, a fazendas, chácaras e afins, e se ver um mosquitinho pousando em você, se ele demorar e começar a doer.. espanta logo, não espera pra ver o que acontece não. Use repelente, não se esqueça nunca disso.
Conheci num passeio a fazendas, e esse passeio vai ser o responsável por mais posts. Se você não gostou desse post, tudo bem.. era isso mesmo que eu queria, que você odiaasse esse post, porque se falando desse inseto, não poderia querer outra coisa.

16 comentários:

Anônimo disse...

Eu já levei várias picadas, no sítio!!!! Odeio esse bicho!!! Ainda bem q ele é meio burrinho (rs)...é fácil matá-lo. Mas se picar antes...é bom não coçar...tem q ser forte! Assim passa logo. Tem vezes q pernilongo é bem pior!!!!

Anônimo disse...

essa mordida arde é muito ruim no começo eu não sabia o que era eu peguei arlegia minha perna ficou enchada e etc... obrgda e chaul

- Daniela R. disse...

Você conseguiu não coçar? Nossa, você é muito forte, senhor anônimo!
Eu quando levei picadas desse inseto, não sabia como era. Tinham me falado sobre, mas não me explicaram como ele era. Então eu fui pra beira de um rio e tive a péssima sorte de ser picada por uns 5 de uma vez. Foi horrível, lembro que quando escrevi esse post estava coçando e, por isso, eu não escrevi muito e não me saia muitas outras palavras da boca a não ser chingá-lo! HUSIASHAUI

Tati disse...

Gente eu passei 4 dias numa praia deserta esse feriado e meu deusssss eram muitas butucas... fui devorada por eles durante a noite e estou cheia de picadas no corpo inteiro...tá difícil pq não consigo parar de coçar e como coça! agora passo mais tempo coçando do que durmindo a noite... alguém pode me dizer algum remédio ou sei lá uma pomada que pode amenizar isso? Grata.

Anônimo disse...

Tenho alergia a quase todo tipo de mosquito.
No inverno as butucas somem, mas basta dar um solzinho que varias eclodem.

Anônimo disse...

Ele não morde com aquele dois ganchos da cabeça dele. Aquilo é uma antena.

- Daniela R. disse...

"As mandíbulas da mutuca são como um par de espadas afiadas, com saliências nos lados como se fossem serras, e que se cruzam como as lâminas de uma tesoura. Suas maxilas são como pequenas lanças de ponta aguçada, capazes de entrar e sair de um orifício como se fossem uma broca pneumática." Fonte: http://www.vivaterra.org.br/insetos_4.htm
Seja o que for, segundo essa pesquisa, a picada se dá assim.

Anônimo disse...

Levei duas esta semana...meu pé tá inchado. Além da coceira, dor, etc e etc...tenho uma festa pra ir, meu pé não entra na sandália e como vou exibir este pé de elefante agora? Maldita butuca (é assim que a chamamos por aqui)!!!

Anônimo disse...

nao mutuca é o capeta em forma de inseto

Anônimo disse...

Ja fui picada quando fui à passeio a Ilha grande. como doeu!
Comentei com minha professora de Biologia que uma mosca me perseguiu e me picou. Fui motivo de zuação e nem mesmo a professora acreditou.

Anônimo disse...

Maldição! Tenho que trabalhar,e meu pe esta inchado e dolorido!
esse bicho é um demônio...

Anônimo disse...

OI pessoal, então tomei umas 50 picadas nas pernas e mais umas 15 nos braços e costas....essa merda coça demais, estou inchadérrima não aguento mais, desde sabado (4 dias) bicho infernaaaaall

Anônimo disse...

Fui ao parque aquático, mesmo levando o repelente conseguiram me morder minhas pernas a batata da perda está dura de tão inchada meus pés nem o ossinho do tornozelo consigo ver. É necessário eu tomar algum antialérgico para desinchar estou um pouco preocupada pois minhas mãos, meus olhos estão inchando. Isso aconteceu sexta-feira dia 19/12/14

vivitri disse...

Eu fui mordida hoje e estou com a perna inchada e tive q tomar medicações, que bicho nojento!

vivitri disse...

Eu fui mordida hoje e estou com a perna inchada e tive q tomar medicações, que bicho nojento!

Unknown disse...

Por que não vai morder sua mãe, bicho nojento dos infernos?

Postar um comentário