segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Por que Big Brother?


O termo em inglês Big Brother surgiu devido à novela escrita por George Orwell, intitulada 1984. Big Brother (ou Grande Irmão como foi traduzido nas versões lusófonas do livro) é o líder que tudo vê da antiutópica Oceania, governante do mundo ocidental em um futuro fictício. Representado pela figura de um homem que provavelmente na trama não exista, vigia toda a população através das chamadas teletelas, governando de forma despótica e manipulando a forma de pensar dos habitantes.

Eis a resposta que o velho Sábio Wiki tem a nos oferecer ,Porém o significado desse nome é bem mais forte do que uma simples analogia à um personagem dessa obra ,a filosofia por traz dessas duas simples palavras é mais ampla do que muitos não ousariam sonhar ,este fato também comprova a eficiência do sistema adotado pelo Grande Irmão.

Ocorre que ,na obra as pessoas são confinadas [Em seu país ] e vigiadas 24 por dia, além de receberem falsas noções da realidade ,com o que realmente está acontecendo no mundo e o que é importante de verdade, com isso elas se tornam demasiado estúpidas e vulneráveis, suscetíveis a acreditar em qualquer porcaria que seu líder o Grande irmão lhes diga.

Isso ocorre afim de manter a hierarquia ,manter o poder estável mas para que isso ocorra é necessário devoção total ao líder, de tal modo que os que não o tem são julgados cruelmente não só por seu líder como por toda a população, a tal devoção é feita por meio de uma suposta guerra travada contra os países vizinhos e é nessa guerra onde a única esperança das pessoas é depositada ,claro que em suas mentes as recompensas sempre vem no final, não é?

Agora facilmente podemos observar as ligações da obra com os participantes, como a total falta de inteligência e pensamentos independentes, o confinamento, os julgamentos, a observação de seu comportamento 24h ,as falsas noções da realidade externa, a devoção ao seu líder [no caso o Bial] as guerras entre si, competitividade, a sonhada recompensa no final e etc..

O difícil é observar onde nós estamos nessa trama, porém sem perceber somos os protagonistas ,o grande objetivo do líder, manter a atenção de todos, moldar a opinião pública ,alienar uma grande massa de pessoas para que elas se tornar vulneráveis, tirar a atenção de todos sobre os problemas de verdade ,com tudo isso nosso comportamento é observado também ,através da audiência de tais programas ,nós somos os confinados, confinados em uma realidade inexistente ,preocupados com coisas fúteis, e finalmente o grande objetivo, manter o poder ,estável, nas mãos do Grande irmão –Rede Globo.

por:Camila Carvalho Costa

4 comentários:

- Daniela R. disse...

Nossa, que surpresa boa esse post! IHAUS Mas, eu tenho um comentário a fazer.
Acho que as pessoas se debandeiam muito fácil. Digo.. quem não é totalmente contra é totalmente a favor, se justificando da sua maneira particular. E aí, não tem um meio termo, uma democracia?
Bem, eu assisto o BBB e continuo sendo a mesma de antes dessa edição começar. Não adotei como uma devoção ou afim, mas simplesmente como entretenimento, já que passa num horário que não se chama Nobre por besteira: é o horário que as pessoas assistem, oras!
Eu não tenho problema com isso, nem meus pais, nem grande parte das pessoas que eu conheço que assistem também. Isso porque elas têm o senso crítico que as pessoas devem ter e aplicar ao que passam no dia a dia.
Acho que esse perigo do BBB é justamente com essas pessoas que ainda não formaram suas ideias.. em especial crianças e pré-adolescentes.
Não adianta colocar uma faixa etária no programa, se ele passa num horário que todos assistem.. tem algum erro aí.
Mas enfim, a mensagem é: Cada pessoa é diferente uma da outra. Não dá pra dizer que todos nós somos controlados por uma emissora ou um programa, na vida tem muito mais que isso! Mas é claro que um programa não vale mais que um livro.

Rick V disse...

Os jogadores desse "jogo" é a emissora, e os manipulados é a população e os "participantes", são as peças de tabuleiro pra tudo isso o/

Legal o posto, inicialmente pensei que fosse a dani nesse post, mas vi que nao é tem o livro, mas eu acabei vendo o filme que conta a mesma historia, que também é muito bom!!

Camilha disse...

Eu sei que tem gente que tem senso crítico ao assistir,mas no geral,as pessoas são levadas pelas propagandas e pelo modelo de "personalidade" das pessoas...que é bem fútil,é preciso tomar cuidado x]

Camilha disse...

aaah,tem muitos erros no texto =(

Postar um comentário