quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Liberdade e respeito



Depois de muito tempo sem postar algo que eu tenha escrito e que preste, vim falar sobre liberdade. Como costumo dizer, eu escrevo de acordo com o que vivo.
Não quis dizer que vivo a liberdade ou respeito, mas mais com a falta deles.
A foto acima "O que? Eu não posso ouvir você" retrata a liberdade de expressão [no caso, a falta dela] que abrange a maioria dos problemas cotidianos que enfrentamos hoje.
Falta da liberdade de expressão, pela falta de respeito de outrem, poderia dizer que estes são abutres ignorantes. [Nada contra abutres.]
Não é a prisão, nem qualquer tipo de punição que pode resolver esse problema. Nenhum problema social se resolve assim, a unica forma é conscientização, que é a solução para muitos problemas. Mas, como conscientizar as pessoas que é preciso respeitar umas as outras, e que o primeiro lugar onde isso deve acontecer é dentro de casa? 
Acho que as pessoas terem suas casas limitando um espaço, onde se tem que tudo que se faça lá dentro está sob sua própria responsabilidade e que é livre pra se fazer o que bem entenderem, é o começo. Eu concordo que se você tem sua casa e que lá dentro você é livre pra fazer o que quiser... desde que você esteja sozinho e que suas atitudes não perturbem ninguém.
A partir do momento que você tem filhos, esposa, qualquer um que esteja morando com você, se você tem, eles também tem o direito de fazer do lar o que quiserem, e assim todas as casas tem suas regras.
Regras... Ninguém, ou pelo menos as pessoas normais que estão sempre perdendo tempo, faz uma listinha de regras e outra para punições. Isso já está na consciência.
Percebe-se então que é um processo lento e, logicamente, que não vamos resolvê-lo com rapidez e sem o completo êxito.
Se não houve essa educação em casa, que aprendam na rua, na própria vida. Respeitar é fundamental para a vida em sociedade.
Assim como em casa, no mundo temos regras de convivência e sua maioria está, ou deveria estar, na consciência. Não é necessário que se esteja com alguém para isso, mas é como em casa, não perturbe.

Qual a dificuldade? Simplesmente não perturbe, ignore certas coisas que não goste, se quiser comentar, comente com alguém que tenha a mesma opinião ou que te ignore, não cause problemas, deixe que as pessoas se divirtam do jeito que quiserem, que se vistam e se portem do jeito que quiserem, que definam a sua opção sexual ou que mesmo indefinida se exponham... NÃO PERTURBE.

__________


Gente, obrigada pelos comentários, perdoem alguns textos mal escritos e a demora pra postar.
Fiz um blog para poesias e coisas minhas [e também de outros autores] - Uma sombra perdida
Se alguém quiser copiar algum texto, fique a vontade, desde que coloquem a autoria [Daniela Ribeiro], link da postagem com data de visitação. Caso for só um trecho, coloque aspas e autoria. Obrigada.

0 comentários:

Postar um comentário