sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Ser humano

" O mais difícil de tudo não é passar no concurso do Banco do Brasil, arrumar uma gratificação, comprar o apartamento próprio, arranjar um marido, manter o casamento, criar os filhos, manter o peso, parar a roda do tempo. 

Não é nem mesmo ser genial como Picasso ou como Einstein ou como Freud. Não é conseguir ser a Lady Gaga (ela, lá no escurinho de si mesma, deve saber que não é fácil montar esse personagem. Se ainda não sabe, um dia haverá de saber). 

O mais difícil de tudo, de tudo, é ser humano. Ou pelo menos tentar porque o projeto de humanidade plena só se realiza em esboço. Todas essas camadas de conquistas que cada um de nós vai somando a si mesmo não traz nenhuma garantia, em tese, de que desse modo o ser humano que há em nós fica mais… humano. Pelo contrário, tanta gana desumaniza. 

O mais difícil de tudo é reconhecer que ninguém é assim tão melhor que o outro, que somos fragorosamente erráticos, que quanto mais covardes mais perigosos podemos ser, que a coragem não é sair no tapa para conquistar um lugar ao sol, mas talvez aceitar que os meios não justificam os fins e que o bom mesmo é aproveitar a consciência fugaz e plena de estar vivo. 

O mais difícil de tudo é ser Picasso, Einstein, Freud, Lady Gaga e ao mesmo tempo ser humildemente humano. E o que é mesmo ser humano, antes que eu me esqueça? É ser um e ao mesmo tempo ser todos, é pensar em si mesmo como num outro como aquele outro. É descer do salto, baixar a bola, porque, como diz Riobaldo, “o diabo vige dentro do homem”. 
 "


O Blog da Conceição - O mais difícil de tudo




Pois é, tava dando uma olhada no site do correios e achei esse blog por lá. Gostei do texto, bem crítico e bem pro começo de uma crítica minha.
Bem, eu ando me perguntando: Pra que? Pra que estudar tanto, sofrer tanto pra entrar numa faculdade legal? Se é pública, por que não tem pra todos?
Começou com o seguinte...


- Ensino Médio, dia de entrega de notas.
Pessoas chorando nos corredores por tirarem notas baixas, pessoas que tiraram notas boas com um sorrisinho discreto no rosto ou zoando os amigos.




- Ensino Médio, vários dias normais.
Estudantes verdadeiros chorando pela pressão quase insuportável, estudando pelos cantos, brigando com os amigos folgados que atrapalham o estudo. Mais choro no banheiro por trás das portas.


Já repararam isso?
Pois é, eu reparei. Pessoas que tem a consciência que precisam estudar, aprender e tal, sempre fizeram isso e agora ainda fazem, só que pensando no vestibular. Mas ficaria tudo bem se fosse só isso. Pais, professores e os próprios alunos cobram nota alta e respostas certas. Um inferno frequente.
O que é isso? Pra que tudo isso? Por que fazem-na chorar?
Toda vez que vejo isso eu fico muito puta com essa merda de faculdade federal e viver o presente pensando no futuro e sofrendo com isso. Quem não passou por isso nunca vai saber como é. Aliás, acho que tudo nesse mundo é assim... você não passou, não sabe como é. Não há tempo pra ser humano.
"Faz, rápido, antes que o tempo acabe.
Como assim você não conseguiu? É isso o que quer da sua vida?"


caralho, não, porque ISSO É A MINHA VIDA. Não falo só por mim, mas por todos.
Não precisa disso tudo, não precisa fazer isso, NÃO PRECISA.
Tá, desabafei...
Filhos, vocês não vão precisar disso, a mente de vocês está livre.


Pessoas trabalhando que nem loucas pra ganhar pouco, pessoas trabalhando pouco pra ganhar muito, pessoas que não trabalham ganhando muito, filhos que odeiam e são amados, filhos que amam e são odiados, pessoas que amam e são mal-tratadas.


E o que é mesmo ser humano, antes que eu me esqueça?

1 comentários:

Anônimo disse...

Pois é já passei e passo por isso! fazer o que né? é entegrar nas mãos de Deus! Beijos!!!

Postar um comentário