domingo, 5 de setembro de 2010

Ascensoristas

Olá caros leitores,
Sábado passado eu tive de ir a um hospital para acompanhar minha mãe e, no elevador do hospital, encontrei  ascensoristas. [Ascensoristas = aquelas pessoas que trabalham sentadas numa cadeira apertando botões no elevador.] Não resisti subir e descer 3 vezes, tive de perguntar à moça algo relacionado ao emprego. Perguntei se ela teria de ficar lá o dia todo, num sentido meio "Como você consegue ficar aqui? D: "
ela respondeu que já não estava mais aguentando ficar ali e que estava ficando tonta também.
Entendo que é necessário segurança no elevador, mas cara.. já tem câmeras, espelhos, pra que  mais ascensoristas? .-.
Ainda mais que, onde estávamos, não era na parte do pronto socorro, onde as pessoas vão depressa, sem se preocupar em passar álcool na mão ou tomar outra medida de higiene das mãos.
Pelo contrário, não tinham deles no pronto socorro, só na parte de clínicas. Não deveria ser ao contrário? ._.
Mas bem, o post não é pra questionar o funcionamento do hospital, mas sim o empregado e empregador de tal função.

Achei no blog Correio Vespertino um post "Vida de Ascensorista", vou mandar um trecho:
"– quinto andar, por favor.
– oi, doze.
– treze.
– vou pro sétimo.
– bom dia, décimo.
– quinto andar.
– Sobe!!
Vrumm plac!
– quinto andar!
Tum! Vrum!
– dá licença, obrigada.
Vrumm plac!
...
Tum! Vrum!
– sétimo andar. Subindo!
– obrigado.
Vrumm plac!
...
Tum! Vrum!
– décimo segundo.
– o senhor não parou no dez, quer marcar, por favor.
Vrumm plac!
...
Tum! Vrum!
– décimo terceiro...Desce!!
– descendo?
– descendo.
Tum! Vrum!
– décimo andar.
– até que enfim.
Vrumm plac!"

eu ri, mas enfim.

Vamos à tópicos.
- Um elevador funciona muito bem com cada pessoa apertando o botão do andar onde vai descer.
- Além do ensino fundamental completo, ainda precisa de curso.
- Vale destacar, precisa de fazer um curso pra dar bom dia/tarde/noite e apertar botões.
- Não seria mais fácil colocar um cartaz ou algo do gênero falando como faz em caso de o elevador quebrar, afins?
- 2007: Ascensorista da Câmara Municipal. Salário: R$ 453,20. Deve ter aumentado de lá pra cá, mas não deve ter sido algo realmente significativo, já que quando o salário melhora as coisas encarecem.

Não estou menosprezando ascensoristas.. o que me incomoda é o fato de ser uma profissão que é, ou pode ser de acordo com a minha ignorância, inútil.
Tem tanta coisa que você pensa "poderia ter alguém trabalhando nisso" ou "falta gente trabalhando aqui." e, puta merda, essa foi a única que eu pensei "não tem necessidade."
Isso me brochou a manhã.

Possíveis soluções e culpados.
LÓGICO, que não pode faltar culpa no estado.. tanto por não fornecerem educação quanto pela falta de empregos.
Brasília, por exemplo, falta aquelas pessoas que falam onde fica o lugar que você quer saber. Em Porto Seguro tinha tantos, achei legal demais.. e sempre tenho que perguntar pra alguém aqui se por onde eu estou pensando ir é o certo. Acho que não precisa de um curso de turismo pra isso, basta um curso de curto prazo e olhe lá.

Fica a dica
Se você, ser que está lendo isso, quiser montar um negócio.. monte algo útil e que não maltrate tanto as pessoas.. convenhamos, esse emprego é quase torturante.
E.. tá em qual ano? Quer desistir? Não se preocupe, tem elevadores e postos de gasolina. #Fernando.

1 comentários:

Unknown disse...

tia dani ehhhhhhhhhhhhhhhh
>.<V

Postar um comentário