quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Feminismo

Olá! Descobri que há leitores e que gostam daqui, como pode? haha
Hoje o tema é feminismo, e já peço que se desarmem. É, isso mesmo, desfaçam esse muro que te impede de compreender. Pense.
Abaixo tem o link de um vídeo super bem elaborado, que faz um bom apanhado sobre o Feminismo no Brasil. Mas, antes, é bom que se esclareçam algumas coisas:

- O Feminismo, em geral, luta pela liberdade, segurança, saúde, qualidade de vida das mulheres, que são inferiorizadas nesses aspectos ainda. A luta não é por superioridade, mas as mulheres exigem sim cuidados diferentes, como por exemplo tudo o que se relaciona a reprodução.
- O Feminismo tem diferentes especificações dependendo do lugar. Por exemplo, as mulheres no Líbano tem diferentes lutas específicas das mulheres no Brasil, que também são diferentes das mulheres na Itália. Um passo a cada vez.
- Hoje, no Brasil, a luta se pauta por dois objetivos: Não violência, defesa dos direitos reprodutivos (que inclui a descriminalização do aborto, opção pelo uso dos anticoncepcionais, direito a gestação, tudo pautado na qualidade e responsabilidade). E são esses temas que impulsionam os protestos, mal interpretados. Ou seria melhor dizer não interpretados?
Eu não consigo entender onde está o problema em compreender. O Feminismo visa a saúde, segurança e autonomia. Onde está o problema em entender esses conceitos básicos?
Bem, deixo mais informações com o vídeo e os links.

A Vovozinha e o Feminismo from Renata Druck on Vimeo.

Movimento Feminista
Feminista Cansada (tumblr)

Antes de criticar, entenda.

Até!

0 comentários:

Postar um comentário